Meu HD tem menos capacidade que o que eu comprei!?

3 12 2008

Geralmente as pessoas normais não sabem a diferença entre um kilobit e um kibibyte. Outras sabem, mas se confundem e acabam se sentindo lesadas por terem recebido “um HD menor do que o que elas compraram” ou coisas do gênero.

Explicando de modo rápido: A diferença é que um kilobit é composto de 1000 bits ou 250 bytes, já um kibibyte é composto de 8192 bits ou 1024 bytes, e por fim, um kilobyte é composto de 8000 bits ou 1000 bytes.Deixe-me explicar um pouco melhor.

Round One: Bit vs. Byte

Começando a explicação pelo bit e byte (e não me refiro ao chefe do Rockman & Bass!), o byte é o conjunto de 8 bits, ou seja, a cada 8 bits forma-se um byte. Por isso que a conexão de “2 Mega” (2 Megabits por segundo) alcança um máximo de aproximadamente 250KBps (Kibibytes por segundo). O byte representa a quantidade de bits necessárias para representar um caractere em um computador. Como as codificações mais populares (EBCDIC e ASCII) usam 8 bits para representar cada caractere, o byte ficou com essa medida, mas nem sempre foi assim.

Byte Two: Binário vs. Decimal

Antigamente tudo era na base 2, ou binária. Um kilobyte era 210 bytes (1024 bytes), por que esta é a potência de 2 mais perto de kilo (1000). Mas essa medição caiu em desuso quando a questão é armazenamento de grandes quantidades de dados, mantendo-se somente para memórias RAM.

Atualmente o kilobyte é formado por 103 bytes (1000 bytes) o que dá uma diferença de 24 bytes para o antigo kilobyte binário. Pode parecer pouco, mas depois de juntar vários kilobytes vai virar uma grande bola de neve e dar uma diferença enorme.

O kilobyte binário (com base 2) não morreu, ele foi renomeado para kibibyte e mantém o 210.

Heaven Or Hell, Duel 3: Grandezas

Assim como 1000 bytes formam 1 kilobyte, 1000 kilobytes formam 1 megabyte, 1000 megabytes formam 1 gigabyte, 1000 gigabytes formam 1 terabyte, 1000 terabytes formam 1 petabyte, 1000 petabytes formam 1 exabyte, 1000 exabytes formam 1 zettabyte, 1000 zetabytes formam 1 yottabyte e 1000 yottabytes formam 1 armazenagem virtualmente infinita. 😀

1024 bytes formam 1 kibibyte, 1024 kibibytes formam 1 mebibyte, 1024 mebibytes formam 1 gibibyte, 1024 gibibytes formam 1 tebibyte, 1024 tebibytes formam 1 exbibyte, 1024 exbibytes formam 1 zebibyte, 1024 zebibytes formam 1 yobibyte, 1024 yobibytes formam uma memória RAM virtualmente infinita. 😀

Organizando um pouco para quem se perdeu (e eu me incluo nessa…):

Relembrando: Bit vs Byte

  • 1 bit = 1/8 byte
  • 1 byte = 8 bits
  • 8 bits = 1 byte

As tabelas abaixo são relacionadas a bit ou a byte, só precisa colocar a unidade depois da grandeza.

Com relação aos decimais, usados em armazenamento de dados em geral:

  • 10001 = 1003 = kB = Kilo-
  • 10002 = 1006 = MB = Mega-
  • 10003 = 1009 = GB = Giga-
  • 10004 = 1012 = TB = Tera-
  • 10005 = 1015 = PB = Peta-
  • 10006 = 1018 = EB = Exa-
  • 10007 = 1021 = ZB = Zetta-
  • 10008 = 1024 = YB = Yotta-

Com relação aos binários, geralmente usados em memórias RAM:

  • 10241 = 210 = KiB = Kibi-
  • 10242 = 220 = MiB = Mebi-
  • 10243 = 230 = GiB = Gibi-
  • 10244 = 240 = TiB = Tebi-
  • 10245 = 250 = PiB = Pebi-
  • 10246 = 260 = EiB = Exbi-
  • 10247 = 270 = ZiB = Zebi-
  • 10248 = 280 = YiB = Yobi-

Por exemplo, de KiB para kB a diferença é de 2.4%, de MiB para MB já pula 4.86%, de GiB para GB fica em 7,93% agora em TiB para TB 9,95%, ou seja, em quase 10%!

Como vocês podem ver, existe uma diferença entre a quantidade de bytes.

Por exemplo, um HD de 250 GB possui 238.42 GiB, mas se fosse 250 GiB seriam 262,14 GB.

E isso (não me refiro ao que eu escrevi acima) gera a tal confusão.

Ainda para ajudar um pouco mais, o Windows XP usa o GiB como se fosse GB. E um HD de 200 GB aparece com apenas “190,73 GB”, que na verdade são GiB e não GB! Ajuda a causar confusão nos usuários fazendo com que eles se sintam lesados por receberem um HD menor do que eles realmente compraram. E não adianta acionar Procon, neste caso o usuário está errado.

Fontes: algumas pesquisas no Wikipedia e problemas vividos.

Cálculos: minha super planilha no BrOffice capaz de converter byte, bit, dar a diferença e converter de byte decimal para binário e vice-versa. ;D – levei dois minutos fazendo…

Curiosidade:
O Tera é 10004, o Tebi é 240 e a diferença entre os dois é de “apenas” 9,95%. Porém quando chegar em 100028, a diferença será de 94,27%, quase 2:1! Creio que quando chegar nesta marca, nem fará tanta diferença, ninguém NUNCA vai armazenar tudo isso. Para você ter idéia, 10×10007 é a quantidade de dados que você armazena em 1 grama de DNA, ou seja, você em 100028 você poderá armazenar a mesma quantidade de informações que em umas 100021 gramas de DNA. (é MUITA coisa.)

Nota: este artigo foi originalmente escrito para o iCaju, mas modifiquei um pouco e re-postei aqui. 😀
Nota2: acho que eu salvei o artigo dia 29 e não percebi que não publiquei.

Anúncios

Ações

Information

5 responses

9 02 2009
rafaelsz

kibibyte vc inventou, né

é bit e byte
o prefixo kilo, mega, giga não muda e é usado em qualuer outra unidade de grandeza, vide SI

9 02 2009
Keaton

rafaelsz, sim eu inventei, coloquei no Wikipedia e todo mundo já adotou. Ah, sério… pesquisa antes de falar esse tipo de coisa. 🙂
http://en.wikipedia.org/wiki/kibibyte
Se tu olhar, vai achar gibibyte, tebibyte, etc… etc…

11 02 2009
rafaelsz

rárárá
tá, um ponto de credibilidade pra vc

pra vc que aprendeu assim soa normal
fala sério, vc usa essa nomenclatura? 😛

11 02 2009
rafaelsz

tipo, falando sério

pra mim é kilobit e kilobyte
na hora de escrever confunde mesmo (kb) mas flaando nao tem erro

8 03 2009
Keaton

Eu uso essa nomeclatura quando preciso, ou seja, frequentemente.
Principalmente quando alguém vem me falar que eu enganei ele ou que ele foi enganado pela Seagate, Samsung e tal. Só deixo ele ficar achando que foi enganado se for um Western Digital. :p

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: