Leadership Gamer 600W? No Thanks.

15 01 2009

Muitas pessoas ficam se perguntando o porque de se gastar mais em uma coisa que “não influencia em nada” o computador e serve “apenas” para ligar-lo… (e não, não estou falando do botão que liga ele.)

Posso dizer que usar uma fonte genérica é uma das piores idéias que existe na atualidade. Assim como fumar cigarros pode levar a vários tipos de cancer, o uso de uma fonte de qualidade “questionavel” (para não chamar de “fonte de marca diabo”) pode levar o seu computador a um rápido “cancer” em vários tipos de componentes.

Pois é, a Lei do Burro (só aprende quando acontece), aconteceu comigo (mas eu já tinha idéia, agora aprendi de vez…).

Como? Meu pai estava reclamando da velocidade do computador dele e da falta de espaço em HD (40GB). Então resolvemos fazer um pequeno upgrade no computador do meu pai, que era um Sempron 2600+, 256MB+256MB+128MB, Western Digital 40GB, GeForce4 MX4000 AGP, Combo LG, ASUS A7V600-X e uma fonte Leadership Gamer 600W. Tudo funcionava as mil maravilhas e tal (se você desconsiderar o fato que estava lerdo³).

Então atualizamos para um AMD Athlon 64 x2 5200+, 2x1GB DDR2 667 OCz, ASUS M2A-VM/HDMI (era para ser uma M2N-MX, mas tanto faz) e reaproveitar o máximo… Logo a brilhante idéia de não comprar uma nova fonte surgiu.

Comprei as peças, ele pagou e esperamos chegar. No dia depois das peças terem chegado, meu pai trouxe o computador para tirar as peças… peguei Combo LG, Drive de disquete, Fonte…

Falei que a fonte ligava o computador, porém poderia não servir por muito tempo. Então instalei o Windows Vista x64 Home Premium, atualizei drivers e muitas coisas… Isso foi anteontem (dia 13), quando eu terminei de instalar o Windows e tal.

Depois sugeri que trocasse a fonte, pois talvés não fosse aguentar por muito tempo. Claro, como bom adepto de Murphy que sou, Murphy ajudou e me deu razão: a fonte não aguentou de forma estável e aparentemente acabou por bugar o RAMDAC.  Isso em MENOS de 6 horas de uso.

Quando começou a dar problema, desliguei o computador. Ontem (dia 14) saimos para procurar uma fonte de verdade ou que ao menos aguentasse por vários anos…

Procuramos em várias lojas, surgiram bizarrices do tipo: Clone (aparentemente a mesma Leadership Gamer), C3Tech 600W (Coletek?) por 220 (paguei 228 na minha Corsair VX450W, então nem fui), Leadership Gamer 500W, Leadership Wireless 700W, OCz GamerXStream 700W (580 reais?! A fonte é muito boa, porém é muita coisa para um computador não tão forte.), Max Power (que marca diabo é essa?!) e coisas do genero.

Depois de entrar em várias lojas, entramos em uma que logo na porta tinha fontes Clone e tão logo que entramos eu pensei: “se alguém me oferecer essa m***a eu vou enfiar essa m***a na b***a de quem me oferecer.” (claro que eu não pensei como os *** e sim com as palavras.)

Uma vendedora simpatica ofereceu uma fonte que estava pouco mais escondida, uma Cooler Master 600W (não sei o modelo mais exato) por 280, como 600W é muita coisa para um computador como esses… perguntei por algo mais simples e barato. Vale lembrar que a idéia de comprar uma fonte boa não é desperdiçar dinheiro em algo que vai ficar muito subutilizado e sim comprar algo que funcione bem por um bom tempo e não seja TÃO caro. Então perguntei por algo mais simples e ela ofereceu uma 500W por ~220, falei em algo ainda mais em conta que fosse da Cooler Master e ela lembrou de uma Cooler Master 460W por 176 (que acabou ficando por 160 com meu pai pedindo desconto.. haha).

Enquanto ela ia buscar a fonte, peguei a Cooler Master de 600W e entreguei na mão do meu pai e mandei ele ver o peso, depois guardei a fonte no lugar e entreguei uma Clone. Ele aparentemente ficou espantado com a diferença de peso. Certamente que comparar o peso de uma fonte não é o melhor metodo de se determinar se ela é boa ou não, mas já dá uma idéia. (Você pode exagerar no metal em volta e fazer a fonte ficar pesada.)

Dae compramos a fonte, uma gaveta para HD externo (legal é uma nota que tem no manual dele, algo do tipo “o fabricante do circuito não é stantard e pode queimar fácilmente os hds”…), um mouse óptico que teimou em não funcionar e um Switch 8 portas….

Voltando pra casa instalei todo o hardware e tal… fui iniciar o Windows com a nova fonte, torcendo para não ser nada grave… como meu irmão tava no pc, liguei na TV mesmo… e percebi o desgramado da linha vermelha. :S

MA-RA-VI-LHA! Tinha sido permante. 😥

Resultado? Agora vou ter de TENTAR trocar a placa mãe na loja onde eu comprei, terei de pagar frete para enviar… E para receber de volta, caso eles cobrem.

Moral da história? A “economia” de 160 reais se transformou numa BELA dor de cabeça, novela e prejuizos:
– Meu pai vai ter de esperar mais uma ou duas semanas para a troca da placa e respectivamente poder usar o computador;
– Vou ter de pagar uns 30 reais de frete;
– Mais uns 30 reais de frete caso precise pagar o reenvio;
– se eles não trocarem, vou ser obrigado acomprar: 1) placa de vídeo offboard (85 reais); 2) monitor LCD de 15″ (299), 3) ambos… ou seja, um belo prejuizo. :\

Ações

Information

3 responses

4 02 2009
Escolhendo a fonte de alimentação (PSU) ideal « Keaton:Thinking

[…] mais de 1500 reais) para um computador de escritório, né? Mas também não irá comprar uma Leadership Gamer 600W. Essa eu falo por experiência própria, apesar desta fonte funcionar em computadores menos […]

29 02 2012
Opovo (@Bugopovo)

Em primeiro lugar, na maioria das vezes lerdeza tem a ver com software.
Depois, dizer que fonte genérica é ruim é exagero. Fontes de 400 watts IRREAIS servem muito bem pra um computador como o que vc descreveu.
Leve em conta que a culpada pode ter sido a energia da SUA casa. Pra isso existe filtro de linha e nobreak.

Eu sempre me recuso a comprar fontes de marca, pois o preço não compensa.

4 03 2012
Keaton

Sim, algumas vezes a lerdeira tem a ver com o software, outras vezes pode ser problema com o fornecimento inadequado de energia para os componentes do computador, como por exemplo o processador. (Esse não é um problema tão raro, mas novatos raramente percebem a diferença de um computador funcionando normalmente para um com esse problema.)

Dica de ouro: “Fonte genérica” é o termo usado para fontes cuja potencia indicada é a “irreal”. E não, uma fonte de 400W irreal não é suficiente para aquele Athlon 64 x2, falo por experiencia própria. A leadershit 600w só danificou a placa mãe. (Não vá muito atras dos calculadores de fonte.)

Nota: sempre usei filtro de linha, as fontes atuais já são estabilizadas por padrão.

Você diz que nobreak é útil, porém qual tipo de nobreak? O online ou o offline?

Nobreak offline (short break) são aqueles mais baratos (que você encontra por 150-200 reais) e são prejudiciais, pois podem prejudicar a fonte se usados em excesso. (O problema é quando eles alimentam pela bateria –isso acontece com quedas ou variação muito grande da energia–, a onda fornecida é de formato retangular. O que é muito diferente da onda senoidal para qual as fontes foram desenvolvidas para trabalhar.)

Já os nobreaks online (UPS) são caros demais (os básicos custam 2-3 MIL reais ou até mais), porém são de melhor qualidade, uma vez que quando alimentam pela bateria a onda é uma senoidal pura, o que pode ser considerado melhor que a vinda da própria rede elétrica.

Eu considero o preço das fontes de marca é ideal, pois sei que não precisarei comprar uma fonte a cada três~seis meses.
Lembro de ter trocado ao menos oito fontes genéricas nos três anos primeiros do meu Athlon XP, depois que eu comprei uma Vantec ION2 350W nunca mais troquei a fonte, agora esse computador tem oito anos, cinco anos com a mesma fonte e sem apresentar nenhum tipo de problema.
Outro fator importante é a garantia das fontes de marca que geralmente não é de apenas 30 dias.
Só para constar… a garantia de CINCO ANOS desta Vantec ION2 350W vence na metade deste ano (2012). Se ela der problema, só eu contactar a Vantec que eles me enviam outra sem custos.

Deixe um comentário

