E lá se foi minha ASUS A7V8X-X

14 03 2009

Eu tinha uma ASUS A7V8X-X, ótima placa, comprada em 2004 junto com meu Athlon XP 2600+, que havia sido comprado para substituir meu já bem defasado (e agora defunto) AMD K6/1 233MHz com 32MB de RAM (sendo que 2MB iam para o vídeo onboard) e placa mãe PcChips (ótima placa! infelizmente a PcChips caiu muito na qualidade daquela época para agora.).

Na época meu computador era um bom computador, algo como: AMD Athlon XP 2600+ ThroughBred B, 256MB DDR333 Advance Modules, 40GB Seagate Barracuda ST340014A, Inno3D GeForce 4 MX440 64MB/64bit e a tão mal problemática ASUS A7V8X-X. Fonte? A que vinha no gabinete, Satellite 450W ilusórios, no máximo 150W reais.

A ASUS A7V8X-X foi uma placa-mãe muito estável no tempo em que ela me serviu, quase nunca me deu problema. Fora o PS/2 dando problema as vezes e o som onboard que eu queimei ligando de forma errada (maldito gabinete sem manual!). Aguentou duas fontes genéricas explodindo – literalmente falando -, uma dela não dava nem conta de ligar o som onboard com a GeForce 4 MX440 original.

Potencial de overclock? Não era os melhores, mas também não fazia muita diferença, nos socket 462 os overclocks básicos não faziam tanto efeito.

Na plataforma do Socket 462, o controlador de memória ainda estava no chipset, assim dependia muito da qualidade do mesmo. Na ASUS A7V8X-X, o chipset era um VIA KT400/A e o controlador não era dos melhores, mas mesmo assim já dava para jogar coisas básicas.

Ontem, coincidentemente numa sexta-feira 13, minha ASUS A7V8X-X caducou, era só ligar a fonte e ela começa a apitar feito doida varrida. Primeiramente achei que era o processador, que eu tinha esquecido o cooler solto e avisado para ninguém ligar, mas acabei pedindo para ligarem. E para saber o que tinha acontecido, foram umas duas horas de “(de)bugging” e aparentemente é “apenas” curto circuito geral na placa. Soltei todos cabos incluindo o PWR SWT (power switch) e RESET, só deixando a energia e o SPEAKER e a placa continua a ligar no ato de ligar a fonte. (E sim, fica apitando!)

Então resolvi pegar a ASUS A7V600-X do velho Sempron 2600+ do meu pai, meu AMD Athlon XP 2600+ e o resto dos meus componentes.

Montei tudo dentro do gabinete, meu irmão ajudou a ligar os fios, uma vez que minha vista não me permite fazer isso com tanta facilidade e minhas costas me matavam. Estúpidamente esqueci de colocar o cooler na placa mãe enquanto ela estava fora do gabinete, de novo, e fiquei mais de meia hora tentando colocar a praga. Quem usa socket 775 ou socket AM2 não sabe o quanto tem sorte de não precisar encaixar coolers do tipo 462.

O mais interessante é que ao substituir a A7V8X-X por uma A7V600-X, foi o fato que tudo funcionou de uma forma normal e estável, sem precisar de restaurar o Windows XP.  Mesmo o chipset mudando de um VIA KT400/a para um VIA KT600. O único problema foi a placa ter tentado iniciar pelo Serial ATA, que não funciona nela, assim atrasando o boot em 15 segundos. (e sim, 15 segundos é muito!)

Bom, agora meu segundo computador é um AMD Athlon XP 2600+ ThroughBred-B AXDA2600DKV3D (sim, decorei isso…), ASUS A7V600-X, 512MB DDR400@333 GeIL + 256MB DDR333 Advanced Modules + 256MB DDR400@333 não sei que marca (do Sempron), Seagate ST340014A + ST3160212A, XFX GeForce 6200A 256MB/64bit. Não é nada do outro mundo, mas dá para jogar alguma coisa menos recente, Unreal Tournament 3 (sim, consegui jogar!), usar para Internet e tal.

Ah sim, descobri que a ASUS A7V8X-X tem componentes ou é fabricada pela Foxconn. Tem diversas marcas “Foxconn” espalhadas pelas partes metálicas dela.

A ASUS A7V8X-X morreu, vida longa à ASUS A7V8X-X!

Ações

Information

5 responses

21 03 2009
caiot5

Acho que são apenas alguns componentes que são fabricados pela Foxconn.
Lembra da minha A7N8X-X ? Pois é! Ela também tinha diversos componentes fabricados pela Foxconn, vai ver esse foi um dos motivos dela ter uma morte prematura.

18 03 2012
Nícolas Corrêa

rs, a Placa Asus A7V8X-X é uma Guerreira, a Minha Ficou até Esse ano Funcionando .. 😀

7 01 2014
Silvio Ferreira

A minha estava funcionando normalmente e até muito bem obrigado , maldita a hora em que eu resolvi fazer uma limpeza geral , acabei riscando a placa com uma chave de fenda próximo das memórias e aí ela só fica apitando ! já era minha querida A7V8X-X !

7 01 2014
Silvio Ferreira

Qual placa mãe eu posso usar para o gabinete que usava o asus a7v8x-x ?

21 02 2014
Keaton

Olha, Silvio, vai ser bem dificil você encontrar uma placa Socket A a venda em 2014. O socket A foi descontinuado em 2006. Talvez você possa encontrar alguma placa mãe usada compatível com o processador no Mercado Livre. Porém como este processador está bem defasado, eu consideraria montar um novo computador ou comprar um montado. Dependendo do que tu escolher, como um Core i3, o ganho de desempenho será notável.

Deixe um comentário

