Menos RAM disponível que instalada?

14 04 2010

Existem diversos fatores que podem causar esse problema. Mas antes de começar, vamos a algumas perguntas:

1. Tua placa mãe possui video onboard?
1.a. Se sim, você utiliza o video onboard?
1.b. Se não, tua placa de vídeo possui o “recurso” Turbo Cache (nVidia) ou HyperMemory (AMD/ATi)?
2. Qual o chipset da tua placa mãe?
3. Qual a edição do seu Windows? Ele é x86 ou x64?
4. Por acaso você mexeu no MSCONFIG?

Se tua placa mãe possuir vídeo onboard, ele pode estar usando uma parte da sua memória. Mesmo que você possua placa de vídeo offboard, o video onboard pode estar ativado.

Caso não use o video onboard, pode simplesmente desabilitar-lo no BIOS. Caso use-o e sentir que pode conviver com menos memória para vídeo, ao invés de desabilitar poderá diminuir a quantidade dedicada. Acredito que 128MB sejam suficientes para ativar o Aero em 1024×768, caso não queira o Aero, pode deixar com uns 64MB.

Mas Keaton, e se eu possuir video onboard? Verifica se tua placa de vídeo não possui um “recurso” chamado Turbo Cache ou HyperMemory. Se possuir, meus pesames… é a sua queria placa de vídeo quem está comendo memória RAM. (Não sei como te ajudar nesse caso, malz.)

Modelos que (oficialmente) possuem Turtle Cache: GeForce 6200 TC, GeForce 6200 SE, GeForce 7100 GS, GeForce 7200 GS, GeForce 7300 LE, GeForce 7300 GS, GeForce Go 7400, GeForce 7500LE, GeForce 8400 GS, GeForce 8500 GT, GeForce 9500M GS, GeForce 9600M GT, XFX GeForce 9500 GT e alguns modelos da GeForce 8600M GT. [thanks Wikipedia]

Modelos que possuem HypedMemory são as AMD/ATi cujo sufixo é HM ou SE. Não tenho certeza, mas provavelmente as lowends atuais da AMD também possuam Hyper Memory.

Todos chipsets possuem limitações quanto a quantidade máxima de memória RAM. Por exemplo, o chipset da minha Gigabyte GA-EP31-DS3L possui o limite de 4GB de RAM. Instalei 6GB para testar e apenas 4GB foram utilizaveis. (Depois devolvi os módulos de RAM para o Athlon do meu pai. haha)
Outro problema comum é a disposição dos módulos de memória, dependendo da placa mãe, você terá de colocar os módulos no slot 1 e slot 3. (Caso da minha GA-EP31-DS3L, que não ativa o dual channel se os modulos forem colocados nos outros.)

Se você usa o Windows Vista/7 Starter Edition ou uma versão x86, você estará limitado aos 4GB de RAM possiveis em edições x86 do Windows. Mas se você usar uma versão x64, a quantidade máxima irá variar de acordo com sua versão:
– Windows Vista/7 Home Basic: 8GB;
– Windows Vista/7 Home Premium: 16GB;
– Windows Vista Business, Enterprise e Ultimate: 128GB;
– Windows 7 Professional, Business e Ultimate: 192GB.

Na minha opinião, se você não usa o Windows Vista/7 Home Basic ou o Windows Vista/7 Starter, não justifica estar usando uma versão x86 do Windows. Atualmente todos processadores desktop são compativeis com instruções x86-64 e AMD64. (Ps.: Isso exclui os Atoms da vida, apesar de alguns também serem compativeis com tais instruções.) (As incompatibilidades são minimas, só programas 16 bits não funcionam e qual usuário desktop precisa deles? Estamos em 2010! :P)
O Windows x86 possui um limite de ~3.25GB de RAM, porém parece ser capaz de lidar com até 4GB. (Não confirmo que vá funcionar, só vi “hacks” para ativar 4GB em x86.)

Mas e se meu Windows for x64 e a edição/chipset teóricamente suportar toda memória que tenho, não possuir video onboard e/ou com turtle cache ou hypedmemory e mesmo assim ainda ter menos disponível? Bom… ai você, alguém ou algum software pode ter mexido nas configurações do Windows!

Iniciar –> Executar (ou simplesmente Winkey+R):
msconfig <enter>

Agora vá em “Inicialização do sistema” (ctrl+tab), escolha teu sistema operacional e clique em “Opções avançadas”. (alt+S)

Lá desmarque a opção “Memória Máxima”.

Agora aperte “Ok”, depois “Ok” e “Reincie o computador”. Quando ele reiniciar provavelmente tal limitação já não existira mais. E por favor, não mexa mais no msconfig. :p

Se isso não resolver, não sei mais o que resolve. 😦

Esse tutorial funciona no Windows 7, mas provavelmente funcione no Windows Vista também. Não tenho certeza se irá funcionar no XP.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: