Arrumando o erro: O UI do sistema parou

21 01 2017

c9ake9n

Ontem começou a aparecer um erro bem chato, o fundo de tela (papel de parede para alguns) havia desaparecido e ficado AZUL e toda vez que eu segurava o botão Home do meu Galaxy Tab 3 lite para mudar de aplicativo surgia o erro “O UI do sistema parou” (Unfortunately System UI has Stopped)

Olhando na internet, vi diversos vídeos indicando soluções indo desde limpar a partição dalvik (cache) quanto ao extremo resetar ao padrão de fábrica e/ou colocar o ROM original.

Absolutamente nada funcionou e como não queria perder todos dados tendo que restaurar para o padrão de fábrica, comecei a desinstalar os aplicativos e jogos um a um para ver até quando o erro persistia e finalmente descobri qual era o aplicativo que estava dando problema: Google. Sim, o app da própria Google…

Depois confirmei que era esse o problema atualizando esse app em outro tablet do mesmo modelo: exatamente o mesmo problema e fui lendo os comentários do App no Google Play para ver se era um problema isolado, mas se trata de um erro bem frequente.

Então, antes de resetar o tablet e perder dados atoa, tente o seguinte:

Vá no Google Play, aba Meus Apps, localize o app ‘Google’ (Não ‘Google Play’, ‘Google Play Games’ ou qualquer outro, o nome é apenas ‘Google’) e desinstale (as atualizações d)este aplicativo.

Isso resolve o problema no meu Galaxy Tab 3 lite, SM-T110N que roda ainda roda o defasado Android 4.1 KitKit. (Esse tablet é um tanto antigo e lento, mas AINDA funciona bem).

Ah, isso é apenas uma das formas de arrumar esse problema do UI do sistema (System UI). Se isso não resolver, você terá de procurar outra forma.

(Sim, faz maior tempo que eu não postava nada. Ainda estou vivo e até a próxima. haha)

Ações

Information

Deixe um comentário

